terça-feira, 30 de agosto de 2011

Texto de Português da 5. série (6. ano) do Ensino Fundamental


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 3° TRIMESTRE

NOME ............................................................................................. Nº................................

O BOI E A MARGARIDA

Era uma vez um boi. O boi era manso e não pensava. Andava, andava, ruminava. E não pensava. Recusava-se. Passava o João - de – barro construindo sua casa, uma planta no bico, calculando apressado. O boi olhava, ruminava, sacudia a cabeça,abanava o rabo e pastava. De noite o Dono vinha buscá-lo. Ia dócil, comia sua ração e dormia. Mas gostava de seu pasto verde, isto sim. Não queria conversa com ninguém, nem conhecia outros bois. Era único naquele sítio. Via as crianças de longe, gostava da algazarra que faziam. Mas logo baixava a cabeça e ia ruminar seu capim. Êta, boi.
Um dia o boi tocou o focinho num espinho e ouviu uma vozinha gritando:
  • Arreda ou eu te mato!
Era a margarida do mato, empertigada no seu caulezinho verde,com um espinho na mão enfrentando o boi. E continuava a gritar:
  • Você não enxerga, seu monstro? Na semana passada comeu a minha família toda.
O boi corrigiu:
  • Eu não como margarida. Só gosto de capim.
  • Mas você não pensa. E quem não pensa não vê. No meio do capim vai tudo.
Afaste-se de mim,ou morre.
O boi que nunca tinha sido enfrentado, ficou mesmo com medo. E recuou diante da margarida que empunhava um agudo espinho de laranjeira. Recuou e se afastou sem graça para o lado do açude. Ficou preocupada olhando a água.
Passou um mosquito verde:
- Que é isto boi?Que tristeza é esta?
  • Margarida quer me matar.
O mosquito desandou a rir e quase se desequilibrou: “O boi com medo de margarida” e voou. O boi ainda o chamou para que explicasse por que ria. Mas continuou ali, pensando pelo primeira vez na vida. Passou um peixinho e gritou:
  • Ei,boi ei. Não venha babar na minha água,não.
  • Nem penso nisto. Estou tristíssimo.
  • Por quê?
  • A margarida quer me matar.
O peixinho deu uma cambalhota e riu de tal forma que se engasgou com a água. E lá se foi açude dentro contando para todo mundo. “A margarida quer matar o boi e o boi está com medo.” Dentro em pouco era aquela risada toda de peixe arrepiando o açude inteiro.
Até que veio o sapo,velho,cururu,de cara fechada. O boi chamou:
  • Sapo, sapo, por que todo mundo ri de mim?Estou tão triste.
  • Por que você está triste?
  • Porque a margarida do mato quer me matar.
  • Você já se enxergou?
  • Não.
  • Olhe-se no açude.
O boi se olhou e disse:como eu sou grande. O sapo explicou:
- Por isto é que todo mundo está rindo de você. Um boi tão grande com medo de uma margarida do mato.
O boi se envergonhou. Deu as costas e ainda ouviu a gargalhada atrasada do sapo, como um toque de tuba soluçante. E o boi pensou:vou falar com esta margarida,acertaremos os ponteiros.
Foi. Pastou no caminho para não perder tempo e porque estava com fome. Estava tranquilo também. Sabia que era enorme. Chegou no lugar onde morava atrevida margaridinha. Procurou, focinhou, cheirou, bufou.Nada.Onde estava?
  • Lua, você viu onde foi a margaridinha de mato que morava aqui?
  • Oh, disse a lua languidamente.Morreu.Na noite passada teve um colapso e morreu. Elas vivem tão pouco as coitadinhas.O vento levou as pétalas por aí.
O boi sussurrou:
  • Eu queria brigar com ela.
A lua cascateou uma risada:
  • Brigar com ela?Que vergonha!Um boi tão grande.
O boi ficou perplexo. Ter medo de uma margaridinha era tão ridículo quanto enfrenta-la.Ser tão grande era uma carga.E andou com seu pesado corpo,pensando: “Se a margaridinha ainda vivesse para me explicar.Só ela saberia me dizer a verdade.”
E foi pelo mundo afora.E foi o boi mais triste do mundo,grande,pensativo e só.

Ayala,Walmir.

VOCABULÁRIO

1 )|Numere corretamante,tendo em vista o sinônimo das palavras:
( 1)algazarra ( )instrumento musical de sopro
(2 )arreda ( )atônito surpreso
(3 )tuba ( )afasta
(4 )colapso ( )gritaria
(5 )perplexo ( )enfraquecimento súbito.

2)Qual era a atitude do boi em relação à vida?
__________________________________________________________________________ ________________
3)Ele tinha consciência do seu poder?Por quê?
___________________________________________________________________________________________
4)Por que o mosquito,o peixinho e o sapo riram do boi?
____________________________________________________________________________ ______________
5)A Lua,quando soube das intenções do boi em relação a margarida,disse-lhe:-Brigar com ela?Que vergonha!Um boi tão grande.O que significa?
___________________________________________________________________________________________
6)Na expressão:empunhava um agudo espinho de laranjeira,agudo tem o mesmo significado que na oração:
( )Ele sentiu uma dor aguda no braço.
( )O Visconde usou um instrumento agudo,na caçada.
( )Com sua inteligência aguda entendeu logo o problema.
7)No caso de “O boi e a Margarida,o que representam:
a)O boi:_____________________________________________________________
b)A margarida:_______________________________________________________
c)O sapo:___________________________________________________________

8)Dê o significado da palavra mato nas seguintes orações:
  1. “Arreda ou te mato!”_______________________________________________
  2. “Era a margarida do mato”.__________________________________________
9)Em que tempo foi escrito o texto?


10)Retire uma frase negativa do texto.
_________________________________________________________________________________________
11)Escreva algumas características que foram atribuídas ao boi.
________________________________________________________________________________________
12)Marque as palavras que se separam pela mesma razão de: “SABERIA”.
( )coitadinhas ( )ainda ( )arrepiando ( )continuava ( )engasgou.
13)No texto encontramos a frase: “Elas vivem tão pouco as coitadinhas”.A que termo se refere a palavra “ELAS”?
__________________________________________________________________________________________
14)No texto encontramos a palavra PÉTALAS.Procure outras palavras que se acentuam pela mesma razão.
___________________________________________________________________________________________
15)Retire três palavras que indicam ação.
_____________________________________________________________________________ _____________
16)Cite 3 palavras polissilábicas ( 4 ou + sílabas) do texto .
____________________________________________________________________________ ______________

17)Mas continuou ali.Nesse período temos uma palavra indicativa de circunstância. Destaque-a.

18)Elabore um pequeno acróstico com a palavra MARGARIDA.

19)Retire do texto duas palavras escritas com ss e forme uma bela frase.

20)Elabore um diálogo bem criativo entre dois animais ou dois amigos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário